Ar-condicionado pingando: o que pode ser?

Serpentina de Cobre : Marcas que utilizam
21/03/2017

Ar-condicionado pingando: o que pode ser?

Há algum tempo ar condicionado era sinônimo de luxo para poucos, hoje é quase impossível pensar na rotina diária sem ele. O conforto em casa, no trabalho e até nos transportes são conquistas que melhoram o bem estar, influenciando na qualidade de vida.

Por isso, é importante não apenas a instalação correta do aparelho, como um serviço de manutenção adequado, para evitar diversos problemas – entre eles o vazamento. Apesar do que muita gente imagina, ar-condicionado pingando não é normal e pode ser evitado. Veja o que pode estar acontecendo e o que fazer.

O Ar-condicionado pingando pode ter vários motivos: instalação errada é um deles

De acordo com os especialistas, ar-condicionado pingando é um problema que pode ter origens diversas. Se ele é novo e foi instalado recentemente, muito provavelmente a causa é erro na instalação do aparelho.

Os mais comuns são uso de tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pelo fabricante; posicionamento torto da evaporadora na parede; uso de mangueiras estranguladas ou sem caimento; ou vários equipamentos interligados na mesma tubulação.

Neste caso, a melhor forma de resolver o problema é ligar para o técnico que fez a instalação e pedir que ele retorne para resolver o problema instalando o ar condicionado corretamente.

Falta de limpeza é principal causa de ar condicionado pingando

Se o aparelho não é novo, a falta de manutenção pode deixar o ar-condicionado pingando, principalmente por causa dos filtros sujos. Em locais em que o uso do equipamento é fraco a moderado, ele deve ser limpo uma vez por mês, onde é intenso, o filtro deve ser limpo a cada 15 dias. Mas atenção: mesmo ocioso o filtro deve ser limpo, porque mesmo parado ele acumula poeira.

No entanto, não é apenas a sujeira do filtro que deixa o ar-condicionado pingando: a que fica acumulada no interior do aparelho e na bandeja de condensado acaba bloqueando a passagem da água para o sistema de drenagem, fazendo com que a água vaze.

A desobstrução dessa bandeja deve ser feita apenas por um técnico especializado. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, uma vez por ano também por profissional capacitado.

A baixa pressão do gás também pode fazer o ar condicionado  pingar. Mas, na maioria das vezes, a questão não é vazamento, mas sim a sujeira acumulada que reduz a pressão do gás.

Bomba de dreno entupida ou queimada também causa pinga-pinga

Nem todo ar condicionado tem bomba de dreno, ela só é utilizada quando o equipamento é instalado onde não há um ponto de drenagem próximo. Se esse é o seu caso, fique atento, porque a bomba também precisa de manutenção periódica, caso contrário ela pode entupir ou queimar.

Assim como na tubulação do dreno, lodo, musgo e a sujeira em geral se formam e começam a tampar a passagem, muitas vezes sendo esse o motivo de queima da bomba. É preciso fazer uma limpeza geral no sistema de drenagem para o ar condicionado parar de pingar.

Ar condicionado pingando por causa do congelamento da serpentina

No ar condicionado split há ainda um outro motivo que pode ocasionar pinga-pinga: o congelamento da serpentina, um motivo bastante comum. Ele pode ocorrer por estar obstruída por sujeira, o que faz com que comece a congelar a ar que está produzindo, deixando de drená-la.

A serpentina também congela por causa do filtro sujo, ficando obstruída de gelo, ou por causa da turbina suja. Nesse caso, atenção, porque não basta limpar a peça com um pincel, por exemplo: é necessário retirá-la, lavá-la corretamente e refazer a sua instalação.

Baixa rotação da turbina 

Outro problema comum que costuma deixar o ar condicionado pingando, mas que nem todos os técnicos ficam atentos, é a baixa rotação da turbina. O problema é causado pelo capacitor da placa ou fora dela, que não está em sua capacidade total. Nesse caso, ele deve ser averiguado com um capacímetro. Ele deve ser substituído sempre que estiver com seu rendimento abaixo do esperado.

Outros problemas que podem deixar o ar condicionado pingando

Outros problemas menos comuns são falha no sensor de degelo, mudança brusca de temperatura, alta umidade no ambiente ou baixa temperatura externa. Vale lembrar que os aparelhos de ar condicionado não foram projetados para trabalhar abaixo de 15ºC . Como a temperatura exterior afeta a relação temperatura /pressão, quando a exterior está muito baixa, a do sistema de refrigeração também cai, fazendo com que a serpentina na evaporadora congele.

Fora a limpeza dos filtros, que você mesmo deve fazer a cada 15 ou 30 dias, de acordo com a intensidade de uso do aparelho, qualquer serviço de manutenção deve ser feito por pessoal especializado. O técnico é a melhor pessoa para determinar a causa do ar condicionado pingando e solucionar o problema.