Por que meu ar condicionado está com mau cheiro?

Por que meu ar-condicionado fica pingando ou congelando?
08/02/2017
Serpentina de Cobre : Marcas que utilizam
21/03/2017

Por que meu ar condicionado está com mau cheiro?

Ar condicionado sujo

Se o seu ar condicionado está instalado a mais de 3 anos, nunca foi feita a limpeza do aparelho e agora apareceu aquele cheiro de pano velho molhado então a origem do mau cheiro do aparelho é falta de limpeza.

Mais porque isso acontece?

Uma das principais e mais importantes funções do ar condicionado é filtrar o ar do ambiente. Por isso, todos os aparelhos de ar condicionado possuem filtros que devem ser limpos com regularidade.  Porém, a sujeira mais fina entra dentro do aparelho e em contato com a umidade da serpentina cria o ambiente perfeito para a formação de mofo. Então o mau cheiro no ar condicionado é nada mais nada menos que sujeira e mofo acumulados ao longo de anos de uso do aparelho sem limpeza e higienização.

Dreno sem sifão

O sifão que é comumente utilizando em pias para evitar que o cheiro do esgoto volte para o ambiente. Se na instalação do aparelho o dreno foi conectado a rede de esgoto do banheiro, lavandeira ou varanda é bem provável que tenham esquecido de fazer o sifão durante a instalação. A melhor forma de resolver é refazer a instalação ou reforçar a limpeza dos ralos e caixinhas de esgoto.

Parede ou móvel mofado

Como já falamos, uma das mais importantes funções do ar condicionado é a de filtrar o ar do ambiente durante o processo de climatização. Neste sentido, o aparelho puxa tudo que estiver no ar do ambiente para dentro do aparelho. Então, se no ambiente tiver alguma parede, móvel ou qualquer outro item mofado o ar condicionado irá puxar e potencializar este cheiro seja ele bom ou ruim.

Resíduos químicos

É muito comum empresas de ar condicionado prestarem o chamado serviço de “limpeza química” do ar condicionado. A tal da limpeza química nada mas é que aplicar com um borrifador e escovar com um pincel produtos químicos altamente tóxicos. Além de contribuir para destruir o aparelho de ar condicionado este tipo de  limpeza deixa resíduos de produtos químicos  que causam mau cheiro. Também, a casos em que o próprio cliente utiliza produtos de limpeza ou perfumadores de ambiente tentativa de amenizar o mau cheiro, quando na verdade só estão piorando a situação.

Causas externas

A mangueira de dreno do ar condicionado quando não embutida ou canalizada, como explicamo no tópico “Dreno sem sifão”, pode ficar exposta do lado de fora do imóvel. Ai se do lado de fora tem algum cheiro, qualquer cheiro, o ar condicionado irá puxar para dentro do ambiente.

O que fazer para solucionar o mau cheiro?

Se o seu aparelho tem mais de 3 anos de uso e somente agora apareceu o mau cheiro é necessário fazer a limpeza e higienização completa do aparelho. Se o seu aparelho foi recém instalado e está com mau cheiro recomendamos contatar a equipe de instalação para verificar os procedimentos adotados na instalação. Para aparelhos com dreno exposto para o lado de fora recomendamos verificar no ambiente externo uma possível causa para o mau cheiro.