Por que meu ar-condicionado fica pingando ou congelando?

O que é BTUs: Como funcionam os BTUs do ar condicionado
08/02/2017
Por que meu ar condicionado está com mau cheiro?
08/02/2017

Por que meu ar-condicionado fica pingando ou congelando?

O ar-condicionado pode começar a pingar, ou seja, ter vazamento de água, ou congelar por diversos motivos. Caso este seja seu caso, procure um profissional especializado, porque cada um desses possíveis motivos tem uma ação diferente para conserto. Neste artigo, listaremos alguns casos para que você tenha noção quando receber o orçamento do especialista, acompanhe.

  • A instalação do aparelho está inadequada.
  • A manutenção/ limpeza preventiva não foi realizada.
  • A drenagem do aparelho está quebrada ou suja.
  • Falta de gás refrigerante.

Se o aparelho estiver mal nivelado ou com a mangueira mal inserida, o técnico especializado precisará reinstalar o ar-condicionado. Segundo as especificações do fabricante, a falta de manutenção periódica também pode ocasionar em vazamento de água. O acúmulo de sujeira cria uma crosta que, em contato com a água condensada, bloqueia o orifício de drenagem do aparelho, também ocasionando vazamentos.

O processo de drenagem também pode estar danificado. De qualquer forma, um técnico especializado precisará fazer a verificação.

Já a falta de fluído refrigerante, uma espécie de gás, acaba congelando a serpentina. Esse congelamento cria uma grande pedra de gelo que, ao derreter, aumenta o volume de água, pingando pela evaporadora.

Congelamento

Existem alguns motivos que podem fazer seu ar-condicionado congelar. Em dias de extremo frio isso pode acontecer, já que estes aparelhos não são projetados para operar em temperaturas abaixo de 17°C. Nestes casos, a condensadora pode congelar.

Podem haver vários outros motivos, como má configuração do termostato, vazamento de água (que congela antes de pingar), desregulamento da carga do fluído refrigerante, problemas no motor de ventilação, maior potência (BTU) que o necessário, entre vários outros problemas.

Da mesma forma que o vazamento, se o seu ar-condicionado estiver congelando, também precisará do auxílio de um profissional qualificado.