Serpentina de Cobre : Marcas que utilizam

Por que meu ar condicionado está com mau cheiro?
08/02/2017

Serpentina de Cobre : Marcas que utilizam

Muitas são as dúvidas que surgem para o consumidor no momento de comprar um ar-condicionado, entre elas: quais são as marcas e aparelhos que possuem serpentina de cobre e quais os que possuem serpentina de alumínio? Nós vamos ajudar a acabar com essa dúvida. Mas antes queremos falar um pouco sobre a importância da serpentina no ar-condicionado.

Qual a importância da serpentina no ar-condicionado? E qual a melhor, cobre ou alumínio?

É a serpentina, através do fluido refrigerante que refrigera o ar que irá  para o ambiente a ser climatizado.

O cobre é um material mais resistente que o alumínio e tem uma condutibilidade térmica maior, por isso  é o mais procurado no mercado e o mais indicado pelos profissionais do ramo.

 

 

 

Moro no litoral, preciso de um ar condicionado que tenha serpentina de cobre?

Quem mora ou passa grande parte do tempo no litoral, sabe que os cuidados com o ar-condicionado devem ser redobrados. Isso porque as peças se deterioram mais facilmente e a vida útil do equipamento pode ser menor se não houver um cuidado maior do que em regiões onde não há maresia.

Porém, as primeiras peças a serem afetadas pela maresia são a estrutura (caixa da condensadora) e o ventilador. A serpentina é a última a ser corroída pela maresia. Por isso, para regiões litorâneas, a serpentina de cobre é a mais aconselhada pelo mesmo motivo que ela é mais aconselhada em qualquer região, por ser mais resistente.

Portanto, se o aparelho que você tem na praia possui serpentina de alumínio, saiba que isso não é um problema, pelo menos em um curto espaço de tempo, pois a maresia primeiro irá danificar a estrutura do equipamento.

Hoje algumas marcas já estão fabricando as condensadoras com a estrutura de plástico, e essa sim, é a mais indicada para locais onde há maresia. Pois se a estrutura não for danificada, as peças no interior dela também não serão.

Marcas que oferecem ar-condicionado com serpentina de cobre

Para acabar com a dúvida sobre quais marcas oferecem aparelhos de ar condicionado com serpentina de cobre, entramos em contato com as principais fabricantes. Obtivemos então as seguintes respostas:

Midea

A fabricante Midea informou que todas as condensadoras dos seus aparelhos Split Hi Wall das marcas Midea, Springer/Midea e Carrier, indicados para instalações residenciais, são montadas com serpentina de cobre. “Todos os nossos Hi Wall utilizam serpentina de cobre. Como eles são os mais adequados para climatização residencial, talvez sejam as melhores indicações”.  Já para instalações comerciais a fabricante oferece aparelhos da marca Toshiba.

Elgin

A Elgin, nos passou a seguinte informação: “todos os modelos de Split Hi Wall, cassete e piso teto com capacidade até 30000 BTU possuem serpentina de cobre”.

Komeco

De acordo com a Komeco, todos os seus aparelhos de ar condicionado possuem condensadora de cobre, inclusive os modelos Mini Split Ambient, Lotus e Maxime.

Agratto

A empresa Ventisol, que fabrica os aparelhos de ar condicionado da marca Agratto, informou que todos seus equipamentos possuem serpentina de cobre. “Todos os nossos aparelhos split são Classe A, com R410a e com serpentina de cobre”.

Fontaine

A fabricante Fontaine também nos informou que todos os seus aparelhos possuem serpentina de cobre. Lembrando também que a Fontaine é a única que fabrica aparelhos Split de 110v atualmente.

Gree

Todos os aparelhos das Gree fabricados atualmente contam com condensadora com serpentina de cobre.

Fujitsu

Em contato com a Fujitsu, fomos informados o seguinte: “todos equipamentos da Fujitsu trabalham com tubos de cobre de alta eficiência, e nunca utilizamos tubos alumínio em nossos equipamentos.”

LG

Segundo a fabricante LG, “todos os modelos comercializados atualmente possuem a serpentina de cobre”. Porém, ainda é possível encontrar no mercado alguns aparelhos, de ciclo “frio”, mais antigos, com serpentina de alumínio.

Electrolux

De acordo com a fabricante Electrolux, todos os seus aparelhos Inverter e Janela possuem serpentina de cobre. Apenas quatro modelos de aparelhos Split Hi Wall convencional (On/Off) de ciclo frio ainda são fabricados com serpentina de alumínio.

Outras marcas

Não conseguimos contato com as Fabricantes: Samsung, Consul, Philco e York. Mas após uma longa pesquisa em lojas, manuais e até mesmo verificando aparelhos, constatamos que todas as fabricantes de ar-condicionado estão trabalhando bastante para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes, desenvolvendo tecnologias cada vez mais avançadas e usando materiais de boa qualidade.

Veja o que descobrimos:

Todos os aparelhos Split de ciclo quente/frio da Samsung possuem serpentina de cobre, já nos equipamentos de ciclo frio, as serpentinas são de alumínio.

As marcas Consul, Philco e York possuem aparelhos tanto com serpentina de cobre quanto de alumínio. Não depende do ciclo, e sim, do modelo.

Se você tem alguma informação diferente, por favor, nos envie através dos comentários logo abaixo do texto. Sua contribuição será muito importante para nós e para outros consumidores.

Nossa dica para quem está escolhendo um ar-condicionado

Independente do material da serpentina ser cobre ou alumínio, o ar-condicionado é um bem durável que não pode ser usado um ano ou dois e jogado fora. Ou seja, quando são bem instalados (por profissionais qualificados), utilizados de forma adequada e revisados periodicamente, costumam ter uma vida útil muito longa.

Quando for instalar seu aparelho, chame um profissional autorizado da marca, isso fará muito mais diferença do que o material da serpentina.

Boa compra!